Grafismo

A Sabic

Em 2005, a Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias – Sabic foi fundada a partir de ações da sociedade civil em prol da leitura em comunidades periféricas, por meio de um processo de mobilização das bibliotecas comunitárias para atuação em rede.

A Associação possui uma equipe transdisciplinar, com formação em Ciência da Informação, Educação, Educação Ambiental, Ciências Biológicas, Relações Públicas, Mobilização Social, Arte, Cultura, Arquitetura, Assistência Social, entre outras.

Nestes quase 20 anos de atuação, a entidade implantou e apoiou a implementação de 50 bibliotecas e centros culturais comunitários em periferias de Belo Horizonte e Região Metropolitana e no interior de Minas Gerais. A Sabic também atua pela sustentabilidade de iniciativas com apoios-chave em comunicação e em mobilização social e de recursos.

Ao longo de sua trajetória, a Sabic realizou mais de 50 projetos executados junto a órgãos públicos federais, estaduais, municipais, instituições privadas e culturais, utilizando-se de mecanismos de leis de incentivo (federal, estadual e municipal) ou recurso direto. Com a proposta de inovar a visão e a forma como as bibliotecas atuam nas comunidades, a Sabic criou uma rede de bibliotecas, com unidades de extensão nos bairros Maria Goretti, Vale do Jatobá, Vista Alegre, Morro do Papagaio e Taquaril, qualificando-as de forma que se tornem polos irradiadores da cultura comunitária, proporcionando impactos positivos, diretos e indiretos, à coletividade.

Por que existimos?

No contexto atual, em que nossa sociedade apresenta altos índices de analfabetismo funcional, desigualdade socioeconômica, racismo estrutural, baixo número de bibliotecas públicas ou comunitárias nas cidades e um baixo consumo literário, em função do alto custo dos livros, os efeitos da atuação das bibliotecas comunitárias na formação de cidadãos leitores se tornam particularmente relevantes.

A Sabic tem sua prática pautada no apoio à criação e à perenização de ações e equipamentos comunitários que conjugam arte, cultura e mobilização social por direitos. Nessas iniciativas, busca-se promover o amplo e democrático acesso de pessoas em situações de exclusão social a oportunidades de leituras alternativas do mundo: construção crítica, participativa e colaborativa do conhecimento, da arte, da cultura e da memória coletiva e popular, com vistas à transformação social, tendo como horizonte ético a cidadania ativa.

Nos últimos anos, a entidade vem realizando diversas atividades formativas, criando um ambiente que vai além da oferta de livros, disponibilizando atividades culturais, incentivando iniciativas coletivas, proporcionando debates sobre questões sociais e estimulando ideias inovadoras que promovam a integração e o protagonismo da comunidade.

Nossa visão

A leitura é uma ferramenta importante para o fortalecimento da identidade cultural e da formação da consciência social dos indivíduos. Além de informar, ela educa, conscientiza, reforça a identidade de um povo e contribui para a formação de cidadãos atuantes e sensíveis às questões individuais e coletivas. O livre acesso aos livros produz um efeito direto no aumento do público leitor e promove uma mudança significativa nos hábitos e na visão de mundo dos sujeitos.

Em contraponto à carência de equipamentos públicos de arte e cultura em regiões periféricas de Belo Horizonte, a rica atuação das bibliotecas comunitárias representa a inserção, de forma participativa, da leitura e da cultura no cotidiano dos indivíduos que são atendidos por elas.

A Sabic acredita que a leitura não é um ato individual, ela impacta o coletivo na sua formação humanística e contribui para a transformação da sociedade e da qualidade de vida das populações, em especial, aquelas que vivenciam graves vulnerabilidades sociais. Em conjunto com as entidades comunitárias e organizações afins, as bibliotecas da rede de extensão da Sabic desempenham um papel extremamente relevante no enfrentamento aos problemas sociais.

As nítidas transformações culturais e sociais observadas nas comunidades periféricas atendidas pelas bibliotecas da rede Sabic, em cinco regionais de Belo Horizonte, são resultado do trabalho dedicado e resiliente dessa instituição em constante evolução em prol do desenvolvimento de métodos e práticas de atuação, com visão de futuro cujo foco é democratizar cada vez mais e dar excelência aos serviços sociais e artístico-culturais prestados.

Conheça mais
da nossa história

Conheça nossa
equipe

Viviane Ferreira

Gestão de projetos

Patrícia Pereira

Coordenação

Clarissa Martins

Assistente de Bibliotecária

Rosemeire Araújo

Mediadora de leitura | Vista Alegre

Maria Alexandre

Mediadora de leitura | Calasanz

Eduarda Balbino

Mediadora de leitura | Morro do Papagaio

Thiago Lago

Mediador de leitura | Vale do Jatobá

Rita Pérez

Redes Sociais

Ana Soares

Comunicação

Grafismo

Transparência

Confira às principais informações sobre a transparência da entidade

Acesse à página