Integração entre práticas artísticas artesanais e desenvolvimento local são os principais focos do projeto.
Desenvolvido junto a moradores de Itatiaiuçu, em Minas Gerais, o “Revivescer – Laboratório Criativo de Cerâmica para a Sustentabilidade” procura transformar a realidade de comunidades do município através do empreendedorismo comunitário e do incentivo à economia criativa. O projeto inclui ações formativas voltadas ao aprofundamento e aperfeiçoamento de técnicas de produção de cerâmica artesanal, atividades de campo em parceria com artistas e universidades públicas e participação de feiras de artesanato.
O processo formativo conta com rodas de conversa, dinâmicas práticas e trocas de experiências e aborda, também, temas como comunidade, patrimônio, memória coletiva e história. Além disso, diálogos sobre sustentabilidade e reaproveitamento de materiais são base das ações, visto que parte da matéria-prima utilizada para a fabricação artesanal das peças de cerâmica é fruto de rejeito de mineração.
Os movimentos de mobilização e formação realizados durante o projeto deram origem ao coletivo de empreendedores e artistas da cerâmica de Itatiaiuçu: o “USSU”. O coletivo foi criado para fomentar a geração de renda comunitária e a formação de redes de sustentabilidade. Dessa articulação nasceu, também, o documentário “USSU: Cerâmica, Resistência e Sustentabilidade”, disponível na midiateca do site e no YouTube da Sabic.
O minidocumentário narra a experiência do projeto na comunidade, revela metodologias aplicadas nas formações para tornar viável a sustentabilidade do coletivo, apresenta a criação colaborativa da identidade visual e da marca, além de trazer relatos das participantes sobre a força da arte e da cultura transformando vidas no território.
O projeto é patrocinado pela ArcelorMittal por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com execução da Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias – Sabic.