Com previsão de lançamento para o final de agosto, o projeto da Sabic irá distribuir kits literários para leitura em ambiente familiar
O tempo dedicado à leitura, sobretudo nas periferias das grandes cidades, é cada vez mais reduzido e limitado, seja pela correria da rotina, seja por mudanças de hábito da população brasileira. Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Livrarias mostrou que 60% dos brasileiros não lê e mais de 40% perdeu o interesse pela leitura nos últimos anos.
O projeto “Tecendo Laços de Leitura em Família: Fortalecendo a Leitura como um Direito Humano”, com previsão de lançamento para o final de agosto, chega para tentar dar novos contornos às estatísticas e fomentar o hábito da leitura em contexto familiar. O projeto consiste na distribuição de um kit literário itinerante, que percorrerá o território onde estão inseridas as bibliotecas comunitárias da Rede Sabic, e por uma programação de atividades artístico-culturais e de mobilização social.
O kit literário é composto por uma sacola do tipo “ecobag” de produção exclusiva, 5 livros de literatura infanto-juvenil brasileira, um boneco mascote representando uma das personagens das obras literárias que compõem o kit e um Diário de Leitura. “O diário trará, para os responsáveis pelo núcleo familiar, conteúdos informativos com dicas para envolver as crianças de diferentes idades durante a leitura e informações sobre a importância da leitura no desenvolvimento infantil”, explica Patrícia Matoso, coordenadora da Sabic.
Somados à ação do kit literário itinerante, a proposta “Tecendo laços de leitura em família” também prevê a criação de um Núcleo de Formação em Práticas de Leitura, o desenvolvimento de atividades formativas e uma extensa programação artístico-cultural. As ações serão realizadas nos quatro territórios de atuação da Sabic: Vista Alegre, Vale do Jatobá, Maria Goretti e Morro do Papagaio/Vila Santa Rita de Cássia, em Belo Horizonte.