O “Revivescer: Laboratório Criativo de Cerâmica para a Sustentabilidade” é um projeto formativo que visa aprimorar técnicas de produção de cerâmica artesanal em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além do aperfeiçoamento técnico, o laboratório promove o fortalecimento do empreendedorismo comunitário, incentivando a compreensão das dinâmicas envolvidas na criação e formalização de empreendimentos artístico-culturais coletivos, conectando-os à comunidade local.
No primeiro ciclo, o laboratório atendeu 4.325 pessoas, com foco prioritário em mulheres negras, mães e chefes de família de baixa renda, que já possuíam alguma experiência inicial com a produção artesanal de cerâmica, mas enfrentavam barreiras para acessar oportunidades de desenvolvimento na área cultural.
Esse percurso formativo levou à consolidação do grupo como um coletivo autônomo, que participou de oficinas voltadas para a formalização e estruturação de sua organização, com base em noções de associativismo. Dessa experiência nasceu o USSU: Cerâmica, Resistência e Sustentabilidade.
O primeiro ciclo também resultou na produção e exibição do documentário “USSU: Cerâmica, Resistência e Sustentabilidade”, que registrou essa trajetória e suas transformações.
Na segunda fase do laboratório, o foco segue no aprimoramento das técnicas de cerâmica artesanal, mas com uma ampliação significativa do escopo formativo. Além da continuidade das oficinas práticas, serão oferecidas formações em design, empreendedorismo e gestão de negócios, fortalecendo a autonomia do coletivo. Como parte desse processo, será desenvolvido um site e um catálogo, fundamentais para a divulgação e comercialização das peças, bem como a criação de uma linha exclusiva de produtos, valorizando a identidade e a memória do USSU.
A estruturação do coletivo também se fortalecerá com a formalização da Associação Cerâmica USSU, permitindo maior estabilidade e reconhecimento institucional. Paralelamente, um plano de negócios será elaborado para garantir a sustentabilidade do projeto a longo prazo. O Design Thinking será aplicado como metodologia transversal, estimulando a criatividade no desenvolvimento de produtos e na consolidação da marca.
A formação em cerâmica será aprofundada em parceria com o Ateliê Saracura Três Potes, promovendo um refinamento das técnicas artesanais. Além disso, a colaboração com a UFSJ resultará na implementação de uma bolsa de extensão, contribuindo para a pesquisa e fortalecimento das atividades do laboratório. Com essa nova etapa, o USSU avança rumo à profissionalização, ampliando suas possibilidades de atuação no campo da cerâmica artesanal e do empreendedorismo cultural.
Cidade e/ou bairro no qual foi executado: Itatiaiuçu, Minas Gerais.
Patrocínio: ArcelorMittal, pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.